terça-feira, 24 de março de 2015

Falando sobre jugo desigual

O x da questão de todo líder de adolescentes: relacionamentos. Sejam os hormônios, seja a necessidade de autoafirmação nessa época da vida, seja lá o quê que só Freud explica, é muito difícil ser líder e não ter que lidar com essa temática. O ser humano é naturalmente ansioso, ainda mais na nossa geração fast food, onde tudo tem que ser pra ontem, quase uma bolsa de valores; mas o tal do adolescente eleva essa ansiedade ao quadrado. Imagina quando ele descobre que serve a um Deus visionário?

“E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões.” Joel 2:28

Os nossos jovens tem visões. Visão: saber enxergar além. Não ver o que está a um palmo, mas ver o que está há kms. Não ver esse mundo, mas ver o Reino. Nós, jovens, devemos ser visionários. Inclusive com relacionamentos. Tá na hora de abrirmos a bíblia e vermos que NÃO! O propósito principal da sua vida não é se casar, mas sim expressar a glória de Deus. É claro que, fique calmo, você eventualmente irá se casar (se for a vontade dEle), mas fará isso para a glória dEle também. A questão é que o centro de tudo não é você apressando as coisas, beijando na hora errada, fazendo tudo do seu jeito. Jesus é o centro de tudo.
Com essa introdução, vamos falar sobre o assunto do texto: julgo desigual. Eu fico um pouco pasma ao ver a quantidade de adolescentes que estão caindo nessa latada de julgo desigual. Parecem se importar com tudo: se a pessoa faz faculdade, se respeita a família, e etc, mas não se preocupa com o essencial: é alguém que é filho de Deus? Do que adianta você se relacionar com alguém que, aos seus olhos, “tem futuro”, sendo que o seu futuro é a eternidade e, convenhamos, ele pode não estar lá?
"Mas ele/ela vai se converter, já está indo nos cultos, acredita em Deus…" ah, não vem com essa. Se você quer evangelizar alguém, então faça isso não se relacionando com a pessoa. O cristianismo prega viver na contramão desse mundo, com pés firmes na nova Jerusalém. O não-convertido vive para esse mundo, para as coisas daqui. Como Paulo diz, em 2Tm 2;4:


"Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra".

Nós não temos negócios nesta vida, nós temos outra pátria. E por qual razão? “A fim de agradar àquele que o alistou para a guerra”. Em outras palavras, agradar a Deus, que nos preparou para Ele.
Em um relacionamento, querendo ou não, sua vida acaba se misturando com a da pessoa. Afinal, você estão preparando para se tornar um. Você vai querer se tornar um com alguém que não conhece a Deus? Uma coisa é fato: é mais fácil a outra pessoa te puxar do que você levantar ela.
Todo relacionamento deve começar com oração. Estar sob a rocha mesmo. Deus é quem sustenta todas as coisas. Que dirá os nossos relacionamentos!
Se converter é uma experiência pessoal e individual. Não adianta colocar pressão, forçar a barra. Por acaso você está tentando fazer o papel do Espírito Santo? Esse relacionamento não vai te edificar, não vai glorificar a Deus. Nós servimos a um Deus santo que nos santifica através de Cristo. E se Ele não é o centro, bem…
Repense as suas atitudes. Como você vem expressando a Deus? Não deixe o melhor de Deus pelo que o mundo oferece. E quando digo ‘melhor de Deus’, não quero dizer um relacionamento, mas sim Cristo. Ele te ama com um amor imensurável e inabalável. Pagou um preço alto pela sua vida e não desiste de você. E tem mais: a graça dEle te espera para te perdoar a capacitar.
Não vou dar aqui passos para quem está em um jugo desigual, mas sim um só: ore. Vá buscar a palavra de Deus, vá busca-lo em oração. Como diz a palavra:

"E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração." Jr 29:13

Não há segredos. Permaneça nEle e Ele permanecerá em vós. De maneira alguma Deus rejeita um coração quebrantado. Ás vezes eu não entendo a situação, ou seu pastor, ou qualquer outra pessoa, mas Jesus entende. Só Ele pode te dar a verdadeira direção. No mais, peça ajuda a aqueles que edificam a sua vida, a aqueles que verdadeiramente são boca de Deus. Deus nos chama para Ele. É Cristo quem nos aproxima do trono da graça. Ele é o nosso advogado. Deixe o sangue dEle te perdoar, te levar a paz que excede todo entendimento. As vezes é duro deixar para trás algo que gostamos muito, mas vai contra a palavra de Deus. Eu sei como é. Mas olha para Ele, não para as outras coisas. Devemos ser fracos para com Deus, assim o poder dEle se manifeste através de nossas vidas.

"A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza." 2Co 2:9

Acredite, nunca é tarde para realizar a vontade dEle, exceto quando Ele voltar. Ainda há muito ser feito. Deus sabe das coisas, então deixa Ele tomar o rumo.
Eclesiastes 3:1, lembra?

Nenhum comentário:

Postar um comentário